quarta-feira, 21 de março de 2012

Plantio


Plantio direto
O plantio direto, uma mudança do sistema convencional de plantio, consiste na instalação da cultura sem revolvimento do solo.

É possível em terrenos já sistematizados pelo plantio convencional. A eliminação de ervas daninhas no plantio direto é realizada com o emprego de herbicidas na instalação da cultura, e quando necessário, depois da emergência da soja.

O plantio direto já é adotado em grandes áreas, especialmente nas regiões em que é possível a sucessão soja-trigo. Ele é objeto de estudos da Pesquisa, que procura avaliar suas vantagens e desvantagens.
Espaçamento no plantio
O espaçamento entre linhas na cultura da soja varia com o ciclo vegetativo do cultivar. Os cultivares precoces são semeados no espaçamento de 36 a 45cm. Para os demais cultivares é recomendado o espaçamento de 60cm que pode ser reduzido para 50cm se houver atraso do plantio. A densidade de semeadura é da ordem de 30 sementes por metro linear (poder germinativo das sementes - 80%). A emergência de aproximadamente 25 plantas por metro linear é desejável.

A quantidade de sementes usada por hectare depende do espaçamento adotado. Em geral, gira em torno de 60 quilos quando o espaçamento é de 60 centímetros.
Época de plantio
A época de plantio da soja, além de ser condicionada pelo fotoperiodísmo, depende também do regime de chuvas da região e da fertilidade do solo explorado.

Alguns cultivares têm sua época de plantio ampliada, quando contam com bom regime de chuvas e fertilidade elevada do solo (plantios de outubro e dezembro). Por outro lado esses fatores tornam desaconselhável o plantio de cultivares de porte alto em período apropriado a intenso desenvolvimento vegetativo.
Cultivares adequados
Vários cultivares podem ser usados para a produção da soja, porém, a escolha das mais adequadas requer cuidadosa atenção, pois os problemas de porte motivados por fotoperiodísmo, e agravados muitas vezes por condições adversas de clima e solo, podem levar a prejuízos totais na lavoura. Regime hídrico satisfatório e bom nível de fertilidade do solo amenizam deficiências do fotoperíodo, favorecendo o porte e o rendimento de alguns cultivares.

A descrição dos cultivares de soja é feita por características de suas plantas e sementes.

Os vários cultivares de diferentes ciclos vegetativos beneficia o produtor, pois o uso de cultivares de ciclos vegetativos diferentes permite melhor aproveitamento das colhedeiras e proporciona uma maior segurança contra adversidades climáticas que possam ocorrer durante o período em que a cultura está no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário